sábado, 14 de novembro de 2009

Pindamonhangaba (SP) -Aparecida (SP)


Este é o trecho final da caminhada. Por ser totalmente plano, um tanto monótono, aparentemente interminável e antigo conhecido do peregrino, quase não há fotos! Perdoe-nos o leitor. Achei apenas esta curiosidade -foto do sincretismo religioso em algum lugar perto de Pindamonhangaba -vulgo Pinda. Atente para a imagem do preto velho, sentado, fumando seu cachimbo, próximo a Nsa. Sra. Aparecida -no mínimo irônico.

Quando fizemos este trecho durante a noite, a visão da Villares e outras grandes fábricas trabalhando noite a dentro, fica um tanto fora-de-lugar junto à imensidão do Vale do Paraíba -pretume que nos circunda!

É isso! Finalmente concluo aqui o blog! Pode ser que, após mais pesquisas do acervo escrito e fotográfico, eu, o peregrino retorne aqui para atualizar o blog com novidades!

Deixo também aqui foto de alguns dos que compõem a entidade 'o peregrino', ao chegar em Aparecida, logo após receber a certificação de Peregrino Mariano!

Um forte abraço a todos e muito grato por seu apoio, indispensável! Muito obrigado e boa caminhada, sempre!

Peregrino.



Sto. Antônio do Pinhal (SP) - Pindamonhangaba (SP)







Agora, aqui, o momento da descida à Pindamonhangaba -terra natal do peregrino! Achamos que seria fácil, pois todo o santo ajuda a descida -nos enganamos: foi de tal forma excruciante que mal conseguimos fotografar, uma vez iniciada a trilha!

Nsa. Sra. Auxiliadora porém nos guiou e protegeu -tudo correu bem. Após a íngreme descida (veja na foto a altitude que nos encontrávamos, necessária à Araucária -parente brasileira do Pinho), as pernas e panturrilhas doíam -foram muito exigidas para estancar a inércia!

A paisagem, no entanto, belíssima! Aproveitem.

Mais informações e fotos sobre este trecho quando possível. Obrigado. Forte abraço do peregrino.

Paraisópolis (MG) - Sto. Antônio do Pinhal (SP)







O centro de Paraisópolis -vulgo Paraíso- fica ao alto, numa espécie de Olimpo, acima das nuvens. Pela manhã, ao sairmos, nos deparamos com a névoa espessa das primeiras fotos -belíssima visão! Era difícil imaginar que havíamos escalado tanto! O caminho foi árduo: neste dia, para recuperarmos o tempo "perdido", percorremos mais de 50 km! O trecho é perigoso, pois, por algum tempo, caminha-se à margem de uma rodovia movimentada. Logo após, adentramos um 'atalho' pela mata fechada na Serra da Mantiqueira. Já era o fim do dia, e a floresta crescia sombria ao nosso entorno. Conseguimos, no entanto, chegar à cidade de Sto. Antônio do Pinhal um pouco antes do escurecer, no crepúsculo -vejam a bela imagem rosada da recém-chegada lua cheia!

Mais informações e fotos deste trecho quando possível.
Desculpem a demora. Forte abraço do peregrino. Obrigado a todos pelo apoio.