sábado, 11 de julho de 2009

Preâmbulo II

Alguns detalhes vão aparecendo à medida que o dia da peregrinação se aproxima, na verdade coisas muito importantes como, por exemplo, o calçado a ser usado. Primeiramente eu havia pensado em caminhar segundo a tradição, calçando apenas uma sandália franciscana, mas 700 quilômetros não é pouca coisa e a necessidade de se usar algo mais confortável e seguro (que cause menos impacto no joelho ao caminhar) se faz necessário. Resolvi ser mais razoável comigo mesmo, afinal o solado da minha sandália franciscana não era de couro e sim um forte solado amazonas. Tendo em vista estes empecilhos optei pelo mais lógico, comprei um tênis de caminhada. ( mizuno Genesis )



Outro detalhe, este muito menos vital, mas de igual importância ao peregrino -que se preza(!!!!)- foi escolher a "bandeira" da peregrinação, bom, nesse caso não uma bandeira verdadeira, mas um emblema estampado na camiseta. Geralmente o que se vê nas camisetas dos peregrinos são estampas ligadas a alguma organização religiosa, como, por exemplo, alguma Casa de Auxílio a crianças, de alguma paróquia etc. Nosso caso é diferente já que não somos ligados a nenhuma instituição deste tipo, resolvemos então escolher algum emblema histórico que fizesse algum sentido.


Sugeri a Cruz Potente (ou potentea como alguns dicionários apontam), que foi a bandeira da primeira cruzada a obter sucesso em conquistar Jerusalém para os cristãos -ocorrido sob o comando de Godofredo de Bulhão.

Posteriormente a Cruz Potente passou a ter ao seu redor quatro outras cruzes menores que simbolizavam os quatro evangelistas. A este novo desenho deu-se o nome de Cruz de Jerusalém.





Acho que a Cruz Potente simboliza bem o caráter desta peregrinação, por ser a primeira a obter sucesso (e aqui entra o otimismo!). Espero em breve postar uma foto da camiseta!!!

Preâmbulo I

Mais do que o sentido para a vida, o que se procura é a experiência de viver. Procuramos agir de modo que nossas vivências no plano meramente material encontrem ressonância no interior de nosso ser -proporcionando a experiência completa do viver.

A peregrinação nunca ocorre somente no esforço físico, mas reflete essa vivência interior. O caminho percorre o mundo e nos leva para dentro de nós mesmos, em uma jornada pessoal. Terminar o caminho é chegar a algum ponto no mapa e também a algum outro, dentro de si mesmo.

As razões para empreender uma peregrinação são das mais variadas, alguns vão por fé, outros pelo desafio, ou porque querem pensar na vida de algum outro ângulo. Todas estas formas têm em comum a necessidade de se chegar lá, ao final mitológico onde todas as pontas serão amarradas, a sede saciada, e o mundo se abrirá revelando a verdade mágica.

Este Blog tem como propósito documentar a peregrinação que começaremos no dia 23 de julho de 2009 na cidade de Tambaú (SP) até Aparecida do Norte (SP) que levará 15 dias de muitas trilhas pela Serra da Mantiqueira.

O mapa pode ser encontrado no site oficial do
Caminho da Fé.


"Dom Quixote saiu pelo mundo a procura de gigantes, mas, em vez disso o ambiente a sua volta lhe ofereceu moinhos de vento. O mundo mecanicista não oferece mais respostas espirituais ao homem."

-Joseph Campbell-

Prelúdio




Momentos como estes supreenderam este peregrino em suas caminhadas-treino. Muitos mais como estes nos aguardam!