sábado, 25 de julho de 2009

Casa Branca - Vargem Grange do Sul




Dead Marshes -sim, o peregrino pensa muito no Senhor dos Anéis ao caminhar!

Hoje, dia 25/07, às 6h, o peregrino deixou Casa Branca em direção a Vargem Grande do Sul. Chovia forte. Mesmo com toda a impermebealização, o peregrino teve parte do corpo e os pés encharcados. Ainda assim, continuamos: mais 31km. A fadiga hoje foi aviltante -muitas dores pelo corpo! Um dia de provação!

Ainda assim, a beleza da paisagem conseguiu impressionar o peregrino -veja fotos. A hospitalidade em todas as cidades, o reconhecimento e acolhimento ao peregrino também são dignos de louvor! Estamos aqui, postando de Vargem Grande do Sul (SP) e, apesar da dor, das bolhas e do cansaço, tudo corre bem.

Continue apoiando o peregrino com suas preces e boas intenções. Obrigado! Maiores detalhes e fotos deste trecho quando possível.

Tambaú - Casa Branca








No dia 24/07, às 5h, inciamos a caminhada. Casa Branca era a próxima parada...a viagem foi árdua -31km- com terreno acidentado. Mesmo que cansativo, tal relevo proporcionou ao peregrino incríveis vistas!! Veja algumas fotos. Um destes lugares (um lago em meio a um laranjal) o peregrino apelidou de Éden -era o verdadeiro paraíso! Havia também ruinas, estações de trem abandonadas, uma capela cravada no meio do nada, lagos, cânions e plantações gigantescas de cana, feijão, batata, milho e, como disse, laranjas. São intermináveis!

Escreverei com maiores detalhes -e fotos- sobre este trecho quando possível. O peregrino chegou ontem exausto à Casa Branca (SP) e, por isso, não postou.

Em resumo: tudo correu bem nesta etapa inicial! O peregrino conta com as preces dos seguidores aqui. Obrigado.


Meditando sobre o prosseguimento


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tambaú

O bar Mago´s com um nome sugestivo em uma das esquinas da pracinha da Igreja



LS lanches do Luis, o Santo Graal dos famintos que chegam a Tambaú com pouco dinheiro.


Primeira etapa, Tambaú!
Chegamos a Tambaú as 4h30 da tarde, esta é uma cidade famosa pelas cerâmicas, a grande maioria no entanto se encontram abandonadas, o que dá um aspecto estranho a cidade. As cerâmicas estão por toda parte.

Pegamos as credenciais do peregrino na praça, na secretaria de turismo da cidade, recebemos algum material para a peregrinação, mapas e telefones das pousadas pelo caminho. Alugamos um quarto no Hotel Tarzan, também localizado na mesma praça. Em seguida, famintos, procuramos algum lugar bom e barato para comer, demos a sorte de encontrar o Luis em seu famoso trailler de lanches o "LS Lanches" -o cara é muito simpatico e faz um lanche que fale a pena principalmente depois de tantas horas sem comer nada! A conversa foi sobre o Corinthians.

Na saída Luis pediu para divulgarmos o site dos comerciantes de Tambaú, atendendo a pedidos aqui esta o link: http://www.tambakicomercial.com.br/

Pretendemos agora à noite ir à missa e depois tentar dormir alguma coisa até as 4 da matina quando vamos zarpar!!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Leitura


Demorei a escolher algum livro para ler durante a peregrinação, nos momentos de descanso entre um trajeto e outro. O primeiro que me veio a mente foi Dom Quixote, mas devido ao peso deste livro, que seria um incômodo na mochila tive que pensar em algum outro livro, que servisse de inspiração.

Hoje à tarde, revirando as estantes, eu encontrei um que já li faz alguns anos, se trata de um estudo sobre o Shamanismo(xamanismo) chamado The Strong EYE of Shamanism de autoria do professor Robert E. Ryan.

Segundo o autor a psique humana possui mosaicos arquetípicos que na sociedade atual foram em grande parte esquecidos, mas encontram-se latentes, pronto a romper a barreira e vir à tona nos indivíduos quando eles menos esperam.

A Olympus no Mundo das Idéias

Agora a poucas horas de partir em peregrinação me deparei com um problema bastante frustrante, o carregador de minha máquina digital desapareceu.


Mesmo que tentemos evitar frustrações, procurando sempre andar pelas veredas da simplicidade, a projeção de cenas futuras na mente presente causam enormes danos quando chega a suposta materialização destes sonhos. Esta máquina foi um presente e se trata de uma Olympus importada, eu imaginava poder encher este Blog com fotos bonitas tiradas pelo caminho. A memória desta máquina permite (permitia) a armazenagem de centenas de fotos de boa qualidade, enfim tudo isso agora já sumiu no campo das possibilidades frustradas.


Terei que usar uma mais antiga e de qualidade inferior. Espero que no caminho este sentimento obscuro que, às vezes, é provocado por frustrações pequenas do dia-a-dia desapareça em alguma curva. Hoje, uma mesquinharia ridícula como essa foi capaz de me tirar do sério.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

São Bento


Mera sincronicidade, talvez uma indulgência do Santo Padre: São Bento mais uma vez aparece! Hoje o peregrino recebeu o santo acima -veja foto!- com a Oração à São Bento e o emblema da medalha que recebi de Lílian Juliani há poucos dias! Percebo que contamos aqui com um santo padroeiro!

Oração à São Bento

A Cruz Sagrada seja minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia,
Retira-te Satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno!
Rogai por nós, bem aventurado São Bento,
para que sejamos dignos das promessas de
Cristo. Amém.

rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai


As Madonas Negras



Existem várias imagens da Virgem Maria que são esculpidas em material de cor negra: são as chamadas “Madonas Negras”.

Carl G. Jung estudou o fenômeno destas imagens miraculosas, e indicou serem estas imagens ligadas a um arquétipo feminino de fecundação, a fecundidade da terra. Tal idéia está em consonância com a de Fulcanelli que em seu livro “O Mistério das Catedrais” aponta à mesma direção.

A imagem de Nossa Senhora de Aparecida, portanto, se enquadra dentro deste perfil. Como as outras Madonas miraculosas ela também é negra e atrai uma enorme multidão.

Coloco a disposição um texto de autoria de Lucy Penna que trata destes aspectos da imagem de Aparecida, vale a pena ser lido:


Aspectos Simbólicos de Aparecida