sábado, 11 de julho de 2009

Preâmbulo II

Alguns detalhes vão aparecendo à medida que o dia da peregrinação se aproxima, na verdade coisas muito importantes como, por exemplo, o calçado a ser usado. Primeiramente eu havia pensado em caminhar segundo a tradição, calçando apenas uma sandália franciscana, mas 700 quilômetros não é pouca coisa e a necessidade de se usar algo mais confortável e seguro (que cause menos impacto no joelho ao caminhar) se faz necessário. Resolvi ser mais razoável comigo mesmo, afinal o solado da minha sandália franciscana não era de couro e sim um forte solado amazonas. Tendo em vista estes empecilhos optei pelo mais lógico, comprei um tênis de caminhada. ( mizuno Genesis )



Outro detalhe, este muito menos vital, mas de igual importância ao peregrino -que se preza(!!!!)- foi escolher a "bandeira" da peregrinação, bom, nesse caso não uma bandeira verdadeira, mas um emblema estampado na camiseta. Geralmente o que se vê nas camisetas dos peregrinos são estampas ligadas a alguma organização religiosa, como, por exemplo, alguma Casa de Auxílio a crianças, de alguma paróquia etc. Nosso caso é diferente já que não somos ligados a nenhuma instituição deste tipo, resolvemos então escolher algum emblema histórico que fizesse algum sentido.


Sugeri a Cruz Potente (ou potentea como alguns dicionários apontam), que foi a bandeira da primeira cruzada a obter sucesso em conquistar Jerusalém para os cristãos -ocorrido sob o comando de Godofredo de Bulhão.

Posteriormente a Cruz Potente passou a ter ao seu redor quatro outras cruzes menores que simbolizavam os quatro evangelistas. A este novo desenho deu-se o nome de Cruz de Jerusalém.





Acho que a Cruz Potente simboliza bem o caráter desta peregrinação, por ser a primeira a obter sucesso (e aqui entra o otimismo!). Espero em breve postar uma foto da camiseta!!!

Um comentário: